Não sou dono da verdade. Ninguém é. Somos donos somente da "nossa" verdade, mas às vezes nem isso. O que vemos dia a dia nos jornais são pessoas que sabem sobre um tema (ou parte dele, pois ignoram e dão ênfase aos fatos de acordo com sua própria história, entendimento e intenções) e que pretendem difundir o modo como vêem o mundo. Por isso vemos tanta discussão: são muitas formas de ver um mesmo fato e mais formas ainda de reconstruí-lo.
Para alguns, Fulano é bandido. Para outros, um salvador. Para os mesmos, Ciclano é um herói, mas, para os primeiros, não passa de um salafrário. Uns acusam e outros se defendem. E, depois, esses mesmos são acusados e começam a se defender... Eu acredito que ninguém é demônio ou santo. Tudo e todos têm seus aspectos positivos e negativos. E é exatamente isso que pretendo por nesse blog: diferentes pontos de vista. Quero sair desse disse me disse e dessas acusações que se concentram nos problemas e esquecem das soluções. A realidade é muito complexa para abranger somente uma versão da história. Devemos abrir nossas mentes, ler textos que se opõem às nossas preferências ideológicas, entender o adversário (que na verdade não passa de um compatriota com outras opiniões) e tentar entender qual é a função de cada um nesse país cheio de misturas chamado Brasil. É isso: manter os amigos perto e os inimigos mais perto ainda.
Começo esse blog com a pura intenção de participar do debate público chamado Democracia. Esse ano está repleto de eventos importantes e com o "Outro Ponto de Vista" vou me esforçar para mostrar os fatos como eu os vejo, sem influencias manipuladoras e sem uma verdade absoluta. Se cada um é dono de sua verdade, essa é a hora de mostrar a minha. Escrevo por prazer e vontade de fazer algo útil (por mais que eu não saiba exatamente qual é a utilidade de textos como esse). Não tenho porque mostrar somente um lado da história. Não estou preso a nenhuma redação ou ideologia fanática. Dispenso críticas que só acusam e aproveito as construtivas em meu próprio exame de consciência. Hoje começo esse blog e estou totalmente livre para pensar, divulgar e publicar o que quiser quando quiser. Prometo sinceridade e humildade para reconhecer erros que com certeza cometerei. Na próxima publicação já começo com conteúdo. Me ajudem nesse debate e me contem quais são as verdades que vocês acreditam. Assim, com diversas verdades e pontos de vista, conseguiremos ver a realidade com outros olhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário