1 Outro Ponto

1 Outro Ponto

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Para os Mensaleiros, toda justiça, para o resto dos presos, esquecimento

O Brasil tem a quarta maior população carcerária do mundo. A maioria (70%) é negra e convive com problemas de superlotação, tortura, mais a ineficácia dos programas de ressocialização e a discriminatória política de aprisionamento. "A realidade é triste e preocupante. Mas falta vontade política para ter um sistema prisional diferente. Ele é medieval há muito tempo", afirmou Lucia Nader, diretora executiva da organização de direitos humanos Conectas, em entrevista à BBC Brasil.

Para aumentar o problema, existe uma incrível passividade da imprensa (tanto da Grande Imprensa como dos da imprensa alternativa), que, ao invés de cumprir seu papel e exigir melhoras, opta por esquecer os problemas que atingem os mais de meio milhão de presos. Mas essa passividade não existe quando o assunto em pauta são os presos do Mensalão. Nesse caso todas as regras devem ser bem cumpridas e, se não, eles se ocupam de fazer um escândalo sensacionalista, porque as regras só valem para certas pessoas que têm importância política em ano de eleições. Os outros presos que se f*.

É uma crítica que vale para os dois lados: conservador e progressista. Afinal: por que as prisões dos petistas são mais importantes que qualquer outro preso? O motivo é, logicamente, político, mas essa equação ganha um tom de cinismo quando analisamos os comportamentos de ambos lados.

De um lado temos os bloggeiros progressistas. Eles, a esquerda, que teoricamente deveria lutar pelos direitos dos oprimidos, passam mais tempo reclamando das injustiças cometidas com o Dirceu e o Genuíno que defendendo outras pessoas em situação parecida ou pior. Quantos presos foram injustiçados no Brasil? Nossa Justiça é seletiva e sempre falha no ponto mais fraco da sociedade: os pobres. Mas com Dirceu nada pode falhar. “Ele deveria estar em regime semi-aberto”, dizem os esquerdistas com tom de indignação. E quantas pessoas já cumpriram suas penas e continuam presos? Eles não merecem um pequeno espaço em algum jornal ou um post em algum dos bloggs que tanto lutam pelos direitos dos Mensaleiros?

Os bloggeiros criticam a Grande Imprensa por tratar os demais de acordo com a “meritocracia” (se esse cidadão é rico e “de bem”, merece justiça, se não, vai em cana). Mas eles não vêem que fazem o mesmo quando o assunto são os Mensaleiros. Passam mais tempo lutando e reclamando de detalhes dos julgamentos da Ação 470 que exigindo pequenas melhoras para toda massa carcerária. Aí entra o motivo político, porque os eleitores petistas querem e se fazem de injustiçados para ter argumentos contra quem diz que eles os mensaleiros são corruptos. Ora, sabemos que Dirceu não é um santo. Ninguém é. Por mais que o domínio do fato tenha sido uma medida suspeita e questionável, devemos acatar a decisão do Supremo e respeitá-la, caso contrário estaremos indo contra os princípios democráticos e, ao mesmo tempo, atentando contra o sistema que a própria esquerda suou e sofreu por criar.

Do outro lado temos a Grande Imprensa, que diretamente nunca se preocupou com a imensa massa carcerária do Brasil, mas com os Mensaleiros eles se preocupam, porque eles devem continuar na pauta de notícias para ajudar a Oposição. Todos sabem que nossos presos têm o costume de usar celular (!). Mas quem disse que a Globo se importa com isso? O problema vem quando o Dirceu usa celular. Aí não pode, é contra a lei. É que a organização que gestiona a maior rede de televisão da América Latina realmente não vê motivo para se preocupar com os presos e com suas vítimas, porque o celular, na prisão, também é usado para cometer crimes.

Tirar os celulares das cadeias não faria a opinião pública ir contra o PT. Mas atacar os mensaleiros, sim. Então esquecem que as televisões são consideradas serviço público, assim como o jornalismo, e simplesmente fazem ataques políticos, que é melhor para eles mesmos. Nossa Grande Imprensa sempre foi seletiva e não mudará tão cedo. Mas o mínimo que poderiam fazer é exigir um pouco de justiça nas prisões, divulgando dados carcerários e mostrando soluções encontradas em outros países. Mas, como disse Lucia Nader, falta vontade política e, como eu disse, falta exigencias do quarto poder, o que teoricamente geraria a vontade política. Mas, em ano de eleições, infelizmente, o que não tem resultados eleitorais não tem importância para quem disputa o poder de forma egoísta.


Para quem quer ler os textos que citei no post, aqui abaixo estão os links:

Blog de Paulo Henrique Amorim

Notícia de O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário