As eleições se aproximam e os papéis dos atores
pouco a pouco se definem. Os meios de comunicação deixam cada vê mais claros
suas preferências políticas. Meios como Carta Capital, Caros Amigos e toda bloggosfera
progressista começam a proteger e defender o PT de maneira quase cega, enquanto
a Grande Imprensa e as redes sociais se encarregam de fazer ataques ao Governo,
proteção ao Governo Estadual de São Paulo, e em minimizar notícias negativas da
oposição.
A revista Carta Capital sempre fez pública sua
ideologia de esquerda. Defendeu abertamente a candidatura de Dilma Rousseff em
2010 e agora não terá uma postura diferente. Da privilégios à razão em suas matérias,
buscando argumentos sólidos que reforcem seu ponto de vista. Seu maior erro frente
à audiência foi defender o voto do Ministro Barroso, que absolveu os
Mensaleiros do crime de Formação de Quadrilha. Os leitores não aceitaram os
argumentos indicados e ainda acreditam que aquilo não passa de partidarismo sem
limites. O meio de comunicação dirigido por Mino Carta poderia ter dado outros
pontos de vista do caso, o que contribuiria para uma visão geral do julgamento,
mas optou por manter sua posição de defensora do Governo Federal. Além disso, hoje,
nas vésperas de 50 anos do aniversário do Golpe Militar de 1964, a revista mostra
a visão esquerdista do fato histórico, o que reforça o caráter que essa
publicação, provavelmente a mais conceituada da esquerda, terá nas eleições de
outubro.
O Globo, por outro lado, dá destaques ao
rendimento da economia, que teve resultados piores que os esperados. Em seus
telediarios (principalmente o Jornal da Globo, com Demétrio Magnoli comentando
na seção Economia), destaca o pessimismo econômico que vem sendo uma das
principais marcas de campanha da oposição, que conta com a participação dos
meios de comunicação das Organizações Globo, sempre em contra o PT. Falha O Globo,
ao proteger os governantes do Rio de Janeiro, cidade que controlada pelo PMDB,
o segundo partido mais corrupto do país de acordo com dados do Tribunal
Superior Eleitoral (o link com a lista completa está no final do post). A gestão
de Sergio Cabral vem sendo a mais rechaçada no Brasil, mas o jornal da família
Marinho não titubeia ao publicar notícias favoráveis ao PMDB.
A Folha de São Paulo manteve a linha editorial
que costuma defender o PSDB e a oposição ao Governo Federal, mas esse ano o
jornal da família Frias vem adquirindo um caráter mais neutro que em outras
ocasiões chega a atacar Aécio Neves e a elite paulistana, que revela sua ira ou
indignação nos comentários das redes sociais (lendo um pouco os comentários de
certas notícias é possível visualizar esses comantarios que cito). Essa medida
possivelmente existe graças às honestas e imparciais críticas da Ombudsman do
jornal, que dava destaque à imparcialidade do jornal em certas ocasiões. A Folha
acerta ao publicar notícias que atacam os dois lados, mas, vendo as publicações
no geral, ainda é possível observar que as preferências políticas continuam se
alinhando ao PSDB. Isso é visível na capa de hoje. A Folha de São Paulo, que,
assim como os demais jornais de grande porte do país, demorou em publicar
informações sobre o escândalo de trens nos estados de São Paulo e Brasília, foi
a primeira em publicar informações sobre uma nova denuncia do Cadê, que aponta
irregularidade na licitação de trens na área federal. O jornal não erra em
publicar essa informação, mas, como o meio dos Frias se declara imparcial,
deveria dar o mesmo tratamento aos escândalos de corrupção do PSDB.
Enquanto isso, a bloggofera continua publicando
as informações que defendem o lado político que vão de acordo com suas
ideologias. A progressista se preocupa mais em atacar a direita e a oposição
que em ressaltar os pontos positivos dos governos do PT. Erram ao não admitir
os erros dessas mesmas gestões, que são reais e deveriam ser publicados para
entrar na pauta das manifestações que provavelmente acontecerão na Copa do
Mundo (e que, se a esquerda não promover, será iniciativa da direita ou
diretamente dos anarquistas Black Blocs). A bloggosfera da direita tem o mesmo
papel, mas ao contrário. Atacam o PT sem escrúpulos (com direito a ofensas de
todo tipo aos políticos) e não pensam duas vezes antes de alertar os fictícios
riscos de o Brasil virar uma ditadura de esquerda. Ambos lados mantém sua audiência
presa aos mesmos valores, ao invés de mostrar um maior grau de imparcialidade. É
preciso contrastar as informações que vemos na Internet (principalmente em
blogs) para poder chegar próximo à verdade. Pois ambos lados se preocupam
unicamente com um ponto de vista e não desistirão da defesa cega de seus políticos
preferidos.
Para terminar, gostaria de publicar uma conclusão
vaga, mas com sentido, que tive essa semana. Com a notícia de que o PCC
continua mais vivo que nunca, decidi investigar essa facção que já parou a
maior cidade da América Latina. Nascida nos presídios, essa facção sempre
defendeu os interesses da periferia, ou seja, do povo. Não se importam com os
políticos e só querem melhores condições de vida, sem se preocupar com os meios
ou com as conseqüências que esse fim pode levar. Não temem em usar a violência
e, hoje, contam com um poder financeiro que sequer podemos imaginar. Não
estaria o PCC relacionado com os Black Blocs? Ambos defendem os mesmos
interesses: o do povo. Não querem políticos e não têm medo de usar a violência.
É coincidência demais para não ter um pingo de verdade.
Essa possível relação é um assunto complexo, mas se trata de uma observação que merece maiores investigações. O PCC é uma organização tão enraizada em nossa sociedade que pode estar presente em qualquer lugar, sem que ninguém perceba, por isso comecei a relacionar fatos. Mas, mais uma vez, é você que deve chegar na verdade que pareça mais real. Pense de cabeça aberta e leia muito, mas, mesmo que você odeie o meio de comunicação que defende "o outro lado", pegue notícias sobre o mesmo tema e chegue a suas próprias conclusões, se não temos mais do mesmo. Vamos votar com consciência. É a festa da democracia modificando os atores que influem na nossa opinião pública. E é ela quem decide quem sobe no palco do poder ou vai para casa no ano que vem.
Essa possível relação é um assunto complexo, mas se trata de uma observação que merece maiores investigações. O PCC é uma organização tão enraizada em nossa sociedade que pode estar presente em qualquer lugar, sem que ninguém perceba, por isso comecei a relacionar fatos. Mas, mais uma vez, é você que deve chegar na verdade que pareça mais real. Pense de cabeça aberta e leia muito, mas, mesmo que você odeie o meio de comunicação que defende "o outro lado", pegue notícias sobre o mesmo tema e chegue a suas próprias conclusões, se não temos mais do mesmo. Vamos votar com consciência. É a festa da democracia modificando os atores que influem na nossa opinião pública. E é ela quem decide quem sobe no palco do poder ou vai para casa no ano que vem.
http://limpinhoecheiroso.com/2013/07/25/ranking-dos-partidos-mais-corruptos/
Nenhum comentário:
Postar um comentário